domingo, 27 de maio de 2007

Sistemas de Gestão da Qualidade


Dois tipos de Sistema de Gestão da Qualidade são: ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).

=> ERP: Este sistema tem como objetivo integrar todos os processos de negócio da empresa, de modo a relacionar as informações de todas as áreas, tais como de vendas, produção, finanças e recursos humanos.

=> CRM: Este sistema automatiza e reúne todos as informações do cliente, visando criar e manter um bom relacionamento com os mesmos. Dessa forma, organiza-se os dados de clientes em uma base de dados relacional; permite-se identificação e acompanhamento dos dados relacionados aos diferentes tipos de clientes; melhora-se a eficiência das operações de marketing, serviços e vendas; além de estreitar o relacionamento cliente x empresa.

Estes sistemas têm uma função estratégica para a Organização, pois reúne informações vitais para a empresa, que pode transformá-las em conhecimento visando atuar de forma estratégica no mercado.

sábado, 19 de maio de 2007

Sistemas de Gerencia de Banco de Dados

Os Sistemas tradicionais de arquivo apresentam alguns problemas, o que com o tempo torna difícil a sua utilização, além de gerar maiores custos para a organização.
Alguns dos problemas que podem ser apontados: isolamento de dados, inconsistência e redundância de dados, dificuldade de acesso aos dados, problemas de integridade, problemas de atomicidade, acesso de concorrência e problemas de segurança.
Visando solucionar estes problemas, foram criados aos Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBDs), que procuram fornecer mecanismos gerais e padronizadios para lidar com cada uma dos problemas apresentados.
Um Banco de Dados reúne dados logicamente, de forma que fiquem inter-relacionados e resultem em algum significado, informação ou conhecimento. Um SGBD é uma coleção de programs que permite a criação e a gerência de banco de dados. Dessa forma, os SGBDs realizam os seguintes serviços: controle de redundância, compartilhamento de dados e controle de concorrência, restrições de acesso multi-usuário, controle de transações, backup e restauração, segurança e restrições de integridade.