quinta-feira, 21 de junho de 2007

Respostas do Exercício


1. Navegue pelos seguintes sites de comércio eletrônico:
Submarino (http://www.submarino.com.br)
BuscaPé (http://www.buscape.com.br)
Ebay (http://www.ebay.com)

Questões:
a)

O Submarino é um site varejista de comércio eletrônico.

O BuscaPé é um site de comparação de preços.

O Ebay é um site de leilão online.


b)

Submarino: as vantagens são: Preço mais baixo, comodidade em poder comprar sem sair de casa; agilidade e rapidez na compra; informações sempre disponíveis, acessíveis de qualquer lugar do mundo; maior facilidade para pesquisar preços e produtos. Já as desvantagens são:
ausência de contato direto com pessoas, o que muitas vezes ajuda na opinião da compra; ausência dos sentidos tato, oldato e sabor em relação ao produto; receio da falta de segurança quanto as informações pessoais; receio do produto não ser o que imaginava-se; e não são todas os consumidores que têm facilidade no uso deste tipo de comércio, internet, computadores.

BuscaPé: As vantagens são: Facilidade para comparar preços e produtos sem sair de casa; Agilidade; Direcionamento para os melhores sites com as melhores ofertas; Mais informações sobre os produtos; informações sempre disponíveis, acessíveis de qualquer lugar do mundo. Já as desvantagens são: Limitação do universo disponível no site; receio da falta de segurança; e não são todas os consumidores que têm facilidade no uso deste tipo de comércio, internet, computadores.

Ebay: As Vantagens são: Facilidade de comprar e vender produtos novos e usados sem sair de casa; Oferecimento de produtos raros e colecionáveis; Rapidez e simplicidade; Várias empresas utilizam o site para oferecerem seus produtos a preços fixos; informações sempre disponíveis, acessíveis de qualquer lugar do mundo; Customização. Já as desvantagens são: Necessidade de confiança no vendedor, na maioria das vezes, pessoa física; receio da falta de segurança quanto as informações pessoais; receio do produto não ser o que imaginava-se; e não são todas os consumidores que têm facilidade no uso deste tipo de comércio, internet, computadores.


c) As informações são criptografadas para poderem ser usadas na internet. Estas informações são arquivadas em um ambiente interno próprio do vendedor. As informações dos compradores são divulgadas apenas para efetuarem a entrega ou a cobrança. Nenhuma informação trafega pela rede sem ser criptografada. Há um comprometimento do vendedor registrado com a privacidade e a segurança dos clientes.

d)

Submarino

- Identificação da necessidade: são apresentados anúncios, banners, propagandas, com ilustrações dos produtos

- Seleção do Produto: o site possui um sistema de busca por palavra chave, e os produtos são agrupados por categorias, área de interesse comum e ordem alfabética.

- Seleção do Fornecedor: Quando um produto é selecionado, indica-se opções de fornecedores do determinado produto, que o consumidor tem a opção de escolher

- Negociação: São oferecidas várias opções para o pagamento e visualiza-se os juros cobrados.

- Compra e entrega: Quando um produto é selecionado, indica-se o prazo para a entrega.

- Serviço ao Consumidor: Trocas e devoluções são aceitas, desde que bem notificadas online junto ao Submarino.

Buscapé
- Identificação da necessidade: são apresentados anúncios, banners, propagandas, com ilustrações dos produtos
- Seleção do Produto: o site possui um sistema de busca, e os produtos são agrupados por categorias, área de interesse comum e ordem alfabética.
- Seleção do Fornecedor: Quando um produto é selecionado, tem-se a opção de escolher algum fornecedor específico.
- Negociação: Visualiza o preço e forma de pagamento. Como é um site de busca não existe nenhum tipo de negociação com o usuário. Mas, o BuscaPé possui um filtro que refina informações de acordo com o menor e maior preço que se pode pagar nas diferentes lojas.
- Compra e entrega: Não há. Somente a oferecida pela loja do produto selecionado.
- Serviço ao Consumidor: Direciona o consumidor a uma melhor compra (principalmente em relação a preço) e o consumidor pode deixar sua avaliação das lojas como suas opiniões e sugestões.

Ebay

- Identificação da necessidade: O site apresenta em sua pagina principal os itens mais procurados. Uma lista de produtos, novos e usados, é disponibilizada por links.

- Seleção do produto: os produtos são agrupados por categorias, área de interesse comum e ordem alfabética. Uma pesquisa pode ser realizada através de palavra chave.

- Seleção do fornecedor: Ao selecionar um produto tem-se a opção de escolher dentro de vários fornecedores, como se trata de um site de leilão, o consumidor terá que buscar o produto pelo preço ou melhor qualificação do fornecedor.

- Negociação: o consumidor faz um lance no produto, sendo aceito a negociação é feita diretamente com o vendedor.

- Compra e entrega: A entrega é negociado diretamente com o vendedor. Não existe uma regra geral para o site, cada vendedor dará seu prazo

- Serviço ao consumidor: Os vendedores que agirem de má fé, e não agirem de acordo com as regras do site são excluídos.


2. Fast Commerce - www.fastcommerce.com.br

a) O site oferece o serviços de criação e hospedagem de lojas virtuais, de forma fácil, segura e barata. Oferece também recursos para criação, Disign e Conteudo, até administração de estoque e pedidos através de relatórios. Tudo pode ser feito via web pelo próprio lojista, sem custo de desenvolvimento.

b)

b.1)
Design & conteúdo: Personalização de layout do site, incluindo a definição de estilos e cores, dimensões e menu, textos e imagens.

Banners: colocar os banners disponíveis
Pagamentos - Formas de pagamento aceitas pela loja, dados bancários...

Envio & frete: Formas de envio, localidades, parâmetros para o cálculo dos valores de frete dos produtos solicitados, e descontos.

Produtos: Cadastro de produtos, organizados em departamentos, possibilitando ser encontrados por sistema de busca.

Clientes: Informações cadastrais dos clientes da loja e respectivos históricos de pedidos e atendimentos.

Pedidos: Gerenciamento dos pedidos feitos na loja, visão geral, busca detalhada, por situação do pedido (cancelado, em aprovação, pendente,...)

Mensagens: Cadastramento de mensagens pré-formatadas que serão enviadas por e-mail aos clientes ou para a loja.

Notícias: Inclusão de notícias da loja
Relatórios: Local para emissão de relatórios especiais, estatísticos, dos produtos, dos pedidos e parceiros.

Usuários: Espaço para cadastro de usuários.

Parceiros: Espaço para listar os parceiros
Chat: para atendimento

b.2)
Estatísticas: Visitantes da loja no momento, número médio de permanência na loja, comparativos de clientes por faixa etária, sexo e região. Assim, tem-se informações para traçar estratégias de vendas

Produtos: Visualizar estoque baixo, produtos mais procurados. Assim, permite-se um maior controle do estoque e estratégia para determinar qual o mínimo de estoque para cada produto, e para dar mais enfase aos produtos mais vendidos, não esquecendo de criar estratégias de vendas para os menos procurados (qual o "problema" deles?).

Pedidos: Permite acompanhar o andamento dos pedidos e respectivos produtos. Visualizar os atrasos, procurando identificar os gargalos no processo, para soluciona-los.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Negócios em Rede

Avanços da tecnologia da informação têm revolucionado as formas de realizar negócios, tornando o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. E é neste sentido que o comércio eletrônico começa a ser inserido nas organizações, ou seja, as transações comerciais passam a ser feitas com base no uso de meios eletrônicos e de tecnologias de rede para viabilizar interações dentro da empresa, entre empresas, e da empresa com seus consumidores.

São inúmeros os benefícios que o Comércio Eletrônico proporciona para as empresas:
- Disponibilidade para anúncios, banners, propagandas;
- Diponibilização de informações ao cliente, a respeito do produto e da empresa;
- Baixos custos (não há necessidade de estoque, por exemplo);
- Baixos preços para os produtos oferecidos;
- Acessibilidade a clientes em qualquer lugar no mundo;
- Não há necessidade de um espaço físico para recepção de clientes;
entre outros.

As categorias de Comércio Eletronico são:
- B2C: Business-to-consumer: relacionamento Empresa x consumidor (vendas diretas na web, por exemplo)
- B2B: Business-to-Business: relacionamento Empresa x Empresa (fornecedora por exemplo)
- C2C: Consumer-to-consumer: relacionamento Consumidor x consumidor (leilão online, vendas de pessoas físicas)

domingo, 10 de junho de 2007

Gestão do Conhecimento

É importante comentar que quando um indivíduo compartilha o conhecimento com outros, ele não o perde. E, é nesse sentido que tem-se a Gestão do Conhecimento., que pode ser definida como um processo sistemático de capturar, organizar e comunicar conhecimento aos membros de uma organização, permitindo que eles sejam mais produtivos em seu trabalho e na tomada de decisão (ALAVI e LEIDNER, 1999). Esse processo é baseado em práticas e tecnologias que motivem a troca de conhecimento, para que o conhecimento possa ser replicado e ampliado para ser usado em todos os pontos de ação da organização.

Fischer e Ostwaid (2001) definem a gestão do conhecimento como um processo cíclico composto de 3 atividades:
- criação do conhecimento: que é de fato a geração do conhcimento pelos membros da organização;
- integração: que se refere a colocar o novo conhecimento emum formato em que possa ser compartilhado, conectando-o ainda com o conhecimento prévio da organização; e
- disseminação: quando permite-se o acesso ao conhecimento por funcionários da empresa que necessitem aplicá-lo na prática.

Uma outra definição muito utilizada: Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Nesse sentido surgem os Sistemas de Informação de Apoio à Gestão do Conhecimento. E um exemplo são os Sistemas de Memória Organizacional. Uma Memória Organizacional é definida como um mecanismo de tornar o conhecimento passado disponível para tarefas atuais, permitindo que a organização aja de maneira mais efetiva. Assim, é importante que estes sistemas armazem não só os conhecimentos formalizados em manuais e procedimentos operacionais, mas também tipos mais tácitos do conhecimento, como registros de lições aprendidas e boas práticas. Lições aprendidas se referem a experiências negativas, incluindo escolhas, suas consequencias e as razões que levaram à falha, visando evitar erros semelhantes no futuro. Melhores práticas, por sua vez, documentam estórias de sucesso que espera-se repetir no futuro.
Outros exemplos são: Groupwares, Sistemas Especialistas, Sistemas de Recomendação e Portais Corporativos.

No entanto, apesar de todos os benefícios, podem ser apontados alguns desafios:
- É difícil incentivar a troca de conhecimentos, a colaboração, em ambientes que tendem à competição (que é o caso da maioria das organizações);
- O medo das pessoas de cometer erros, publicar algo errado, ou que vá de encontro com o modo de pensar de outras pessoas;
- A desconfiança de que algo antiético ou ruim seja feito com o conhecimento de alguém;
- A falta de tempo das pessoas;
- E o fato de que cada organização tem a sua peculiaridade, então a Gestão do Conhecimento deve estar de acordo, deve ser construída caso a caso.

domingo, 27 de maio de 2007

Sistemas de Gestão da Qualidade


Dois tipos de Sistema de Gestão da Qualidade são: ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).

=> ERP: Este sistema tem como objetivo integrar todos os processos de negócio da empresa, de modo a relacionar as informações de todas as áreas, tais como de vendas, produção, finanças e recursos humanos.

=> CRM: Este sistema automatiza e reúne todos as informações do cliente, visando criar e manter um bom relacionamento com os mesmos. Dessa forma, organiza-se os dados de clientes em uma base de dados relacional; permite-se identificação e acompanhamento dos dados relacionados aos diferentes tipos de clientes; melhora-se a eficiência das operações de marketing, serviços e vendas; além de estreitar o relacionamento cliente x empresa.

Estes sistemas têm uma função estratégica para a Organização, pois reúne informações vitais para a empresa, que pode transformá-las em conhecimento visando atuar de forma estratégica no mercado.

sábado, 19 de maio de 2007

Sistemas de Gerencia de Banco de Dados

Os Sistemas tradicionais de arquivo apresentam alguns problemas, o que com o tempo torna difícil a sua utilização, além de gerar maiores custos para a organização.
Alguns dos problemas que podem ser apontados: isolamento de dados, inconsistência e redundância de dados, dificuldade de acesso aos dados, problemas de integridade, problemas de atomicidade, acesso de concorrência e problemas de segurança.
Visando solucionar estes problemas, foram criados aos Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBDs), que procuram fornecer mecanismos gerais e padronizadios para lidar com cada uma dos problemas apresentados.
Um Banco de Dados reúne dados logicamente, de forma que fiquem inter-relacionados e resultem em algum significado, informação ou conhecimento. Um SGBD é uma coleção de programs que permite a criação e a gerência de banco de dados. Dessa forma, os SGBDs realizam os seguintes serviços: controle de redundância, compartilhamento de dados e controle de concorrência, restrições de acesso multi-usuário, controle de transações, backup e restauração, segurança e restrições de integridade.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

1ª Aula - Importância Sistemas de Informação

Cada vez mais as empresas percebem a importância da informação para a sua gestão. Alguns impactos da informação são: melhorar a atuação estratégica da empresa; realizar atividades com menor custo, menos recursos, menor tempo e melhor resultado; aprimorar produtos; possibilitar histórico de informações e facilitar decisão. Assim, percebe-se uma necessidade de melhor administrar esta informação e é neste sentido que os Sistemas de Informação foram desenvolvendo-se.

O ponto principal destes sistemas é facilitar a transformação de simples dados em conhecimento estratégico para a empresa. Assim, eles são utilizados na gestão empresarial com o principal objetivo de fornecer apoio às decisões dentro da empresa. Alguns autores dividem a empresa em três níveis, sob o ponto de vista de níveis de informação e decisão empresarial: Operacional ou Técnico; Gerencial, Tático ou Intermediário; e Estratégico ou Institucional. A partir desses níveis pode-se visualizar e compreender a transformação dos dados em informação e posteriormente em conhecimento. O nível operacional normalmente alimenta o sistema com dados do seu nível; o nível tático ou gerencial reúne diversos dados operacionais, os interpretam e os transformam em informação; e o nível estratégico, por fim, visualiza toda a informação do sistema e a contextualiza em conhecimento para uma atuação estratégica da empresa, avaliando inclusive informações do ambiente externo.

Conclusão: A melhor elaboração dos Sistemas de Informação é muito bem-vinda para os Administradores de empresas/Empreendedores.

SEJA BEM VINDO

Eiiiii

Este Blog foi criado com objetivo de criar um diário das minhas aulas de Tecnologia da Informação para a Tomada de Decisão, no curso de Gestão da Qualidade e Produtividade realizado pelo IEL em parceria com a FUCAPE.

Seja bem vindo!!! Seus comentários serão muito bem recebidos!
Aprenderemos juntos!!!

Flavinha ;)